Sala Números e curiosidades


Para além das curiosidades e informações estatísticas encontradas nessa sala, veja abaixo fatos interessantes sobre os símbolos do Timão!

 

Escudo: A versão atual do escudo, com a âncora e os dois remos vermelhos simbolizando os esportes náuticos praticados pelo clube, surgiu na década de 1940 e foi desenhado pelo pintor e paisagista Francisco Rebolo Gonzales que, quando jovem, atuou como jogador de futebol no C.A. Ypiranga e no segundo quadro do Corinthians, em 1922.

 

Mosqueteiro: O mascote surgiu nas páginas do Jornal A Gazeta em 1929 após uma vitória do Coringão por 3 a 1 contra o Barracas da Argentina, sua primeira conquista contra um time internacional. Na época, o cronista esportivo Thomaz Mazzoni elogiou a “fibra de mosqueteiro” apresentada pelos jogadores durante a partida.

 

Camisa: A primeira camisa usada pelo Corinthians, ainda na época da várzea, era bege, com gola e punhos pretos. Como a cor desbotava a cada lavagem, a lavadeira do clube sugeriu que trocassem o bege pelo branco. A segunda camisa, listrada, surgiu na década de 1930.

 

 

São Jorge: A forte relação com o santo católico começou no ano 1926, quando o Corinthians comprou o terreno do Parque São Jorge. Em outra versão da história, São Jorge era o padroeiro do Corinthian F.C., hoje Corinthian-Casuals F.C., clube que influenciou na criação do Timão.