Sala das Origens


Essa sala narra como foi a chegada do futebol ao Brasil, do final do século XIX até a sua profissionalização na década de 1930.

 

São Paulo estava agitada em agosto de 1910. Afinal de contas, pela primeira vez um time de futebol inglês jogaria na cidade. Fundado em 1882, o Corinthian Football Club veio desfilar seu futebol invencível no Brasil, em 1910, a convite do Fluminense F.C. Após três vitórias, todas por goleada, no Rio de Janeiro, os amadores ingleses estrearam em São Paulo na tarde de 31 de agosto. O adversário foi a A.A. das Palmeiras e mais uma vitória inglesa, 2X0. Nas arquibancadas superlotadas estavam os pintores de parede Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira, o sapateiro Raphael Perrone, o cocheiro Anselmo Correia e Carlos Silva, trabalhador braçal.

 

Impressionados com a destreza dos jogadores ingleses, conversaram animadamente até atingirem a esquina das atuais ruas José Paulino com Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, onde decidiram pela criação de um time de futebol. E assim, em 1º setembro de 1910, uma quinta-feira, junto com mais 8 amigos, foi fundado o Sport Club Corinthians Paulista, nome sugerido por Joaquim Ambrósio.