Passarela: O Bairro


Daqui você consegue ver a praça Charles Miller e ter uma visão parcial do bairro. O que você conhece sobre a história deles?

O projeto do bairro nasce com a aquisição dos terrenos pela empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited, conhecida como Companhia City, que se instala em São Paulo no ano de 1912. Seus projetos eram baseados no conceito de “bairros-jardim”, padrão urbanístico trazido da Inglaterra por Barry Parker e Raymond Urwin.

Em 1925, inicia-se o loteamento dos terrenos, cujo projeto e comercialização mostraram-se um verdadeiro desafio devido à topografia da região caracterizada por um vale cujas terras eram praticamente um “brejo”.

O fator decisivo para o sucesso do projeto do bairro foi a construção do Estádio, cujo terreno foi doado pela Cia City à Prefeitura de São Paulo em 1928. Com isso, o processo de urbanização com a abertura de vias públicas, rede de iluminação e canalização do ribeirão Pacaembu, por exemplo, acelerou-se.

É possível observar a sinuosidade das ruas, projetadas propositalmente para acompanhar as curvas de nível do terreno da região. Essa conformação do bairro permanece devido ao tombamento do bairro do Pacaembu realizado em 1991, que delimita as intervenções arquitetônicas e urbanísticas.