Sala das Copas


O Brasil é o único país que participou de todas as edições do principal campeonato de futebol no mundo. Foi também o único a ganhar cinco vezes... e, em todas elas, esteve no time pelo menos um jogador que atuava no Palmeiras!

Confira os jogadores do clube que participaram dos esquadrões nacionais campeões do mundo:

1958 – Mazzola foi convocado com apenas dezenove anos e transferiu-se ao futebol italiano depois de encerrado o torneio. Na Copa seguinte fez o que hoje seria proibido pela FIFA: “trocou” de seleção e jogou o Mundial de 1962 pela Itália.

1962 – Djalma Santos, Vavá e Zequinha: dentre os três, Djalma Santos e Vavá eram peças fundamentais do time. Vavá foi, inclusive, artilheiro ao lado de Garrincha.

1970 – Leão e Baldochi. Esta foi a primeira Copa do Mundo do goleiro Emerson Leão, que entrou como reserva de Félix. Ele ainda disputou mais três outras edições como representante palmeirense: 1974, 1978 e 1986.

1994 – Zinho e Mazinho eram os representantes alviverdes em campo. Coube ao meio campista Zinho envergar o número 9 da seleção, tradicionalmente vestidas por atacantes.

2002 – Marcos, goleiro titular e jogador de confiança do técnico Luis Felipe Scolari – que já havia comandado o alviverde –, foi responsável por fechar o gol da Seleção na primeira Copa do século XXI.