A carta para a fundação


A carta citada como pontapé para a criação do Palestra Italia foi escrito por Vicente Ragognetti, um de seus fundadores, e publicado na edição de 13 de agosto de 1914 no jornal da colônia italiana que existe desde 1893, o Fanfulla. Veja a transcrição:

“São Paulo, 13 de Agosto de 1914

Egrégio Sr. Diretor do "Fanfulla"

 

"Prezado senhor, uma palavra apenas e, para esta, um cantinho no vosso jornal. Eis do que se trata: alguns conhecidos futebolistas italianos, mas associados a clubes brasileiros, encarregaram-me de escrever-vos acerca de um projeto por eles comentando entre dois goles de café, fazendo-me então compreender a esperança de que tal projeto o vosso jornal se torne portador e propagandista.

 

Nós temos em São Paulo - afirmam os referidos esportistas - o clube dos alemães, dos ingleses, dos portugueses, dos internacionais, e mesmo dos católicos e dos protestantes. Porém, um clube que seja exclusivamente de 'sportmen' italianos (mesmo nossa Colônia aqui sendo grandiosa), ainda não há e nem sequer tentou-se realizar. Futebolistas italianos que jogam bem em São Paulo, existem. Por que, de comum acordo, não reunimos os referidos senhores e, assim como temos associações de remo, filo-dramáticas, mundanas, patrióticas, etc., podemos também ter um clube de futebol italiano, não?

 

Aqui fica a proposta dos futebolistas italianos, e com V.S., Sr. Diretor, o comentário.

 

Sem mais, Vicente Ragognetti."