Aqui você navega por narrações memoráveis do rádio, o meio de comunicação que levou a paixão do futebol aos quatro cantos do país.
Indicamos uma narração histórica: Geraldo José de Almeida (1919-1976), são-paulino que não escondia a sua paixão pelo Tricolor durante as locuções. O gol narrado é muito especial: uma bicicleta de Leônidas, no Pacaembu, contra o Palestra Itália, atual Palmeiras.
Leônidas foi contratado para atuar no São Paulo em 1942, quando já era ídolo nacional. Porém, o tablóide A Hora, criticou a contratação, publicando dias antes do jogo narrado a manchete: “São Paulo compra bonde de 200 contos”.
200 contos de réis foi valor da negociação para trazer o jogador ao clube, um volume grande para a época: em moeda atual seria R$ 2 milhões, que á época compraria 500 mil exemplares de um jornal nas bancas. E “bonde” era uma gíria para mau negócio, estelionato.
Com o gol de bicicleta, Geraldo José de Almeida não escondeu seu entusiasmo com o novo craque são-paulino e retruca o jornal: “Taí o bonde… o bonde de 200 contos”.
Ouça e imagine: como era acompanhar o futebol somente pelas ondas do rádio?