Grande Área

Você está na primeira sala do Museu. São centenas de imagens de objetos que retratam a paixão pelo futebol: pins, jogos de botões, selos, flâmulas, canecas, brinquedos, figurinhas, álbuns e muitos outros.

Mascote e Apelido

Você sabe por que o mascote do Santos é uma baleia? E por que o time tem o apelido de “peixe”?

O Rei nos saúda!

Pelé, o maior jogador da história brasileira é também o maior ídolo santista. O Rei foi convidado pelo Museu do Futebol para ser o anfitrião dos visitantes.

Sala dos Gols

Nessa sala, algumas personalidades contam o gol que mais marcou suas vidas. O escritor José Roberto Torero elegeu o gol que selou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, pondo fim a um jejum de 18 anos do time da Vila. Com uma campanha regular no campeonato, contou na última rodada com uma conjunção inesperada de resultados favoráveis que lhe renderam a última vaga para a fase final. O Brasileiro de 2002 foi o último disputado com modelo eliminatório, antes da adoção do modelo por pontos corridos.

Sala da Exaltação

Ao passar pela porta giratória você encontra uma explosão de sons e luzes. São as torcidas vibrando dentro do Museu. Fique alguns minutos na sala até encontrar a torcida do clube mais querido! O tempo total de todas as torcidas é de 17 minutos.Veja no Centro de Referência, no final da visita, as entrevistas com as torcidasForça Jovem e Punk Santista.

Sala das Origens

Essa sala narra como foi a chegada do futebol ao Brasil, no final do século XIX, até a sua profissionalização na década de 1930. Você conhece a história de fundação do Santos F.C.?

Sala das Copas do Mundo

O Brasil é o único país que participou de todas as edições do principal campeonato de futebol no mundo. Foi também o único a ganhar cinco vezes. As duas primeiras conquistas, em 1958 e em 1962 deveu-se ao extraordinário elenco, parte dele vindo do time do Santos F.C.

Sala Pelé & Garrincha

Um do Santos, outro do Botafogo. O Atleta do Século e o Anjo de Pernas Tortas. Geniais, eles nunca perderam quando jogaram juntos. Pelé brilhou na estreia em 1958 e Garrincha salvou o bicampeonato em 1962. Ambos mereceram uma sala exclusiva no Museu. São incomparáveis.

Sala Dança do Futebol

O Santos FC atua também no futebol feminino, sendo referência na última década. Formou, entre os anos 2009 e 2011, o time de “Sereias da Vila”, com craques como Marta e Cristiane, vencedoras da Libertadores da América e da Copa do Brasil.

CRFB

Você está quase no final da visita. Quer conhecer mais a história do Santos F.C.? Na Biblioteca do Centro de Referência há dezenas de livros para consulta. Baixe aqui a lista que preparamos e boa leitura!