GRANDE ÁREA 1

GRANDE ÁREA 1

Você está na primeira sala do Museu. São centenas de imagens de objetos que retratam a paixão pelo futebol: pins, jogos de botões, selos, flâmulas, canecas, brinquedos, figurinhas, álbuns e muitos outros.

GRANDE ÁREA 2

GRANDE ÁREA 2

Nessa sala, há uma raridade da história são-paulina. Na parede do fundo, perto da escada rolante, à esquerda, está uma figurinha de Roberto Gomes Pedrosa, o jovem goleiro do “Team Brasileiro Internacional” que disputou a Copa do Mundo de 1934. Você já deve ter ouvido falar dele…. afinal, o Estádio do Morumbi fica numa praça que leva o seu nome.

ANJOS BARROCOS

ANJOS BARROCOS

São 27 jogadores espetaculares de nosso futebol. Juntos, recontam mais de 80 anos de história. Observe por alguns minutos das imagens dos ídolos pairando no ar, como anjos. Agora pense: você sabe dizer quantos deles jogaram no São Paulo? Desafie seus amigos.

GOLS

GOLS

Nessa sala, algumas personalidades contam – de cabeça – o gol que mais marcou a sua vida. O ator Lima Duarte escolheu um gol do Maurinho, na decisão do Campeonato Paulista de 1957 contra o Corinthians, ocorrida aqui no Estádio do Pacaembu e que terminou em 3 a 1. O rival não aceitou bem a derrota e a torcida atirou garrafas no campo. O episódio é conhecido como “Tarde das Garrafadas”.

RÁDIO

RÁDIO

Aqui você navega por narrações memoráveis do rádio, o meio de comunicação que levou a paixão do futebol aos quatro cantos do país.

EXALTAÇÃO

EXALTAÇÃO

Ao passar pela porta giratória você encontra uma explosão de sons e luzes. São as torcidas vibrando dentro do Museu. Fique alguns minutos na sala até encontrar a torcida do clube mais querido! O tempo total de todas as torcidas é de 17 minutos.

ORIGENS

ORIGENS

Essa sala narra como foi a chegada do futebol ao Brasil, no final do século XIX, até a sua profissionalização na década de 1930. A fundação do SPFC é emblemática na transição do amadorismo para o profissionalismo no futebol. Vamos relembrá-la?

HERÓIS

HERÓIS

Dizem que somente três pessoas eram reconhecidas em todo lugar o Brasil nos anos de 1940: Getúlio Vargas, Carmen Miranda e Leônidas da Silva. Artilheiro da Copa de 1938, o jogador estava em baixa no Flamengo. Por isso o diretor do São Paulo, Paulo Machado de Carvalho, foi ao Rio de Janeiro comprar o passe do atacante. O São Paulo gastou 200 contos de réis, um recorde na época. O feito fez Leônidas ganhar o apelido de “o bonde de 200 contos”.

COPAS DO MUNDO

COPAS DO MUNDO

Você sabia que o SPFC é recordista em fornecer jogadores para as seleções brasileiras em Copas do Mundo? Foram 15 copas consecutivas em que havia pelo menos 1 atleta são-paulino, mesmo que no banco de reservas. Confira a lista abaixo.

CRFB

CRFB

Você está quase no final da visita. Quer conhecer mais a história são paulina? Na Biblioteca do Centro de Referência há dezenas de livros e DVDs para consulta. Baixe aqui a lista que preparamos e boa leitura!

Vozes São Paulinas

Vozes São Paulinas

Preparamos uma playlist no nosso canal no Spotify só com músicas de cantores e compositores que declararam o seu amor pelo clube. Ouça e divirta-se!