Sala Grande Área
Caro torcedor, cara torcedora,
Caro torcedor, cara torcedora,
São 27 jogadores espetaculares de nosso futebol. Juntos, recontam mais de 80 anos de história. Observe por alguns minutos os ídolos pairando no ar, como anjos. Você reconhece os jogadores que já vestiram o manto alvinegro?
Nessa sala, algumas personalidades contam o gol que mais marcou suas vidas.
Aqui você navega por narrações memoráveis do rádio, o meio de comunicação que levou a paixão do futebol aos quatro cantos do país. São 15 locuções que marcaram suas épocas.
Ao passar pela porta giratória você encontra uma explosão de sons e luzes. É a festa das torcidas dentro do Museu. Fique alguns minutos na sala para sentir o grito do bando de loucos! O tempo total da projeção, somando todas as torcidas, é de 17 minutos.
Essa sala narra como foi a chegada do futebol ao Brasil, do final do século XIX até a sua profissionalização na década de 1930.
O crescimento do clube recém fundado foi rápido, e em pouco tempo a várzea paulistana já não era o suficiente para o popular time do Bom Retiro. Em 1913, a Liga Paulista de Futebol (LPF) anunciou a abertura de uma vaga para o Campeonato Paulista daquele ano. E depois de dois jogos eliminatórios o Corinthians ficou com a vaga. Ele terminou em 4º lugar, mas isto foi apenas o aperitivo, porque em 1914, foi campeão paulista, invicto, com 10 vitórias em 10 jogos.
Esta sala conta a história das Copas do Mundo através de fotografias e vídeos.
Se os anos 1970 terminaram bem com a quebra do jejum de títulos e a conquista de 2 estaduais (1977 e 1979), a década seguinte foi o oposto, em especial o ano de 1981. Foi eliminado na 2ª fase da Taça de Ouro (como era chamado o Brasileirão) e terminou em 8º lugar no Paulistão, que na época era classificatório para o torneio nacional, qualificando-se para a Taça de Prata, a Série B dos dias de hoje. Era hora de uma revolução.
Para além das curiosidades e informações estatísticas encontradas nessa sala, veja abaixo fatos interessantes sobre os símbolos do Timão!
Em 2012, o Coringão conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores da América, vencido de forma invicta, algo raro e que não acontecia desde o ano de 1978, com o Boca Juniors. Curiosamente, foram eles os adversários da tão esperada final: no primeiro jogo, em La Bombonera, Romarinho comandou a equipe no empate por 1 a 1.
Aqui, você encontra três estruturas que lembram bolas gigantes onde os vídeos trazem lances de jogo que revelam o quão deslumbrante é o espetáculo do futebol. Em dribles, defesas e gols, veja a “dança” dos goleiros corinthianos Ronaldo, Doni e Felipe, além de belos gols do Craque Neto, de Biro Biro e Marcelinho Carioca.
A visita ao Museu do Futebol está próxima do fim. Quer saber mais sobre a história do Sport Club Corinthians Paulista? Na Biblioteca do Centro de Referência há dezenas de livros e DVDs para consulta. Veja aqui a lista de sugestões para consulta de nosso acervo e boa leitura!
Preparamos uma playlist no nosso canal no Spotify só com músicas de cantores e compositores que declararam o seu amor pelo clube. Ouça e divirta-se!