Grande Área

Grande Área

Você está na primeira sala do Museu. São centenas de imagens de objetos que retratam a paixão pelo futebol: pins, jogos de botões, selos, flâmulas, canecas, brinquedos, figurinhas, álbuns e muitos outros.

Mascote e Apelido

Mascote e Apelido

Você sabe por que o mascote do Santos é uma baleia? E por que o time tem o apelido de “peixe”?

O Rei nos saúda!

O Rei nos saúda!

Pelé, o maior jogador da história brasileira é também o maior ídolo santista. O Rei foi convidado pelo Museu do Futebol para ser o anfitrião dos visitantes.

Anjos Barrocos

Anjos Barrocos

São 27 jogadores espetaculares de nosso futebol. Juntos, recontam mais de 80 anos de história. Observe por alguns minutos das imagens dos ídolos pairando no ar, como anjos. Agora pense: você sabe dizer quantos deles jogaram no Santos?

Sala dos Gols

Sala dos Gols

Nessa sala, algumas personalidades contam o gol que mais marcou suas vidas. O escritor José Roberto Torero elegeu o gol que selou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, pondo fim a um jejum de 18 anos do time da Vila. Com uma campanha regular no campeonato, contou na última rodada com uma conjunção inesperada de resultados favoráveis que lhe renderam a última vaga para a fase final. O Brasileiro de 2002 foi o último disputado com modelo eliminatório, antes da adoção do modelo por pontos corridos.

Sala da Exaltação

Sala da Exaltação

Ao passar pela porta giratória você encontra uma explosão de sons e luzes. São as torcidas vibrando dentro do Museu. Fique alguns minutos na sala até encontrar a torcida do clube mais querido! O tempo total de todas as torcidas é de 17 minutos.Veja no Centro de Referência, no final da visita, as entrevistas com as torcidasForça Jovem e Punk Santista.

Sala das Origens

Sala das Origens

Essa sala narra como foi a chegada do futebol ao Brasil, no final do século XIX, até a sua profissionalização na década de 1930. Você conhece a história de fundação do Santos F.C.?

Sala das Copas do Mundo

Sala das Copas do Mundo

O Brasil é o único país que participou de todas as edições do principal campeonato de futebol no mundo. Foi também o único a ganhar cinco vezes. As duas primeiras conquistas, em 1958 e em 1962 deveu-se ao extraordinário elenco, parte dele vindo do time do Santos F.C.

Sala Pelé & Garrincha

Sala Pelé & Garrincha

Um do Santos, outro do Botafogo. O Atleta do Século e o Anjo de Pernas Tortas. Geniais, eles nunca perderam quando jogaram juntos. Pelé brilhou na estreia em 1958 e Garrincha salvou o bicampeonato em 1962. Ambos mereceram uma sala exclusiva no Museu. São incomparáveis.

Sala Dança do Futebol

Sala Dança do Futebol

O Santos FC atua também no futebol feminino, sendo referência na última década. Formou, entre os anos 2009 e 2011, o time de “Sereias da Vila”, com craques como Marta e Cristiane, vencedoras da Libertadores da América e da Copa do Brasil.

CRFB

CRFB

Você está quase no final da visita. Quer conhecer mais a história do Santos F.C.? Na Biblioteca do Centro de Referência há dezenas de livros para consulta. Baixe aqui a lista que preparamos e boa leitura!