Grande Área
Caro visitante, este roteiro foi preparado para enriquecer a experiência de quem vem ao Museu e quer conhecer mais sobre o Pacaembu, bairro e Estádio.
Caro visitante, este roteiro foi preparado para enriquecer a experiência de quem vem ao Museu e quer conhecer mais sobre o Pacaembu, bairro e Estádio.
O Bairro do Pacaembu situa-se na região oeste de São Paulo e faz divisa com os bairros de Perdizes, Higienópolis e Consolação. Seu nome tem origem na presença indígena que marca os primórdios da ocupação da região: era chamado em tupi-guarani de PAKAYEMBI, onde “paka” remete à paca, o mamífero, e “yembi” significa “córrego”. Uma das outras interpretações etimológicas dessa palavra remete a PAÃ-NGA-HE-NB-BU, que significa “terras alagadas”.
Construído em 1896 em área da antiga chácara de Joaquim Floriano Wanderley, conhecida como Chácara Wanderley, foi reformulado pelo Escritório de Ramos de Azevedo por volta de 1910. O complexo de edifícios fruto dessa reformulação permanece até os dias atuais.
O Cemitério do Araçá está localizado entre os bairros do Pacaembu, Perdizes e Pinheiros. Tem cerca de 222 mil m² e foi oficialmente fundado em 04 de junho de 1887.
O Estádio, inaugurado em 1940, foi palco de inúmeras partidas. Dentre elas, algumas fazem parte da memória de torcedores como o ator Lima Duarte, que assistiu o seu São Paulo F.C. na decisão do Campeonato Paulista de 1957, contra o Corinthians, que terminou em 3 a 1. O rival não aceitou bem a derrota e a torcida atirou garrafas no campo. O episódio é conhecido como “Tarde das Garrafadas”. Foi o último título do clube até 1970.
Ao lado das cabines de Rádio, antes da porta giratória, há um local especialmente reservado para que você possa tocar nas arquibancadas. Você está exatamente abaixo das arquibancadas do setor amarelo, local preferido das torcidas organizadas!
Esta é uma experiência que nos leva diretamente ao ambiente das arquibancadas, ainda que abaixo delas. Sinta aqui a vibração das torcidas!
Um dos momentos mais marcantes da história do futebol brasileiro foi a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950. O torneio foi disputado em seis cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, onde as partidas foram todas sediadas no Pacaembu.
Daqui você consegue ver a praça Charles Miller e ter uma visão parcial do bairro. O que você conhece sobre a história deles?
Você está nas arquibancadas do setor verde do Estádio, com vista para o campo de futebol. Dizem que assistir a um jogo aqui é melhor que em qualquer outro estádio em São Paulo.
Inaugurado em 27 de abril de 1940 pelo próprio Getúlio Vargas, contou com uma série de atividades que marcaram os festejos de inauguração. A primeira partida de futebol foi entre Palestra Italia (atual S.E. Palmeiras) 6x2 Coritiba.
Bairro e estádio passaram por mudanças, muitas delas marcantes. Para além da própria ocupação do terreno, com a construção de casas, diminuição do número de árvores e a modificação da paisagem dos bairros do entorno cada vez mais recheada de prédios residenciais, houve uma que marcou profundamente o desenho do Estádio: a demolição da Concha Acústica.
Este é um lugar especial do Museu dedicado ao Estádio e ao bairro do Pacaembu.
Iniciada em 2005, a implantação do Museu do Futebol na área sob as arquibancadas instaladas na parte voltada para a fachada do Estádio levou três anos e propiciou algumas mudanças internas e externas do edifício.